Automação Industrial: o que é e por quê fazê-la?

Automação Industrial: o que é e por quê fazê-la?

1

A automação industrial é um processo de otimização de máquinas presentes dentro de uma indústria. O objetivo é a melhorar as linhas de produção em diversos pontos. Esses são:

  • Melhorar a qualidade do produto;
  • Otimizar a precisão dos processos;
  • Ampliar a vantagem competitiva;
  • Promover segurança para os seus funcionários;
  • Aumentar a lucratividade.

 

Para entender um pouco melhor, veja como funciona esse processo todo.

Primeiros passos
Para automatizar uma máquina é necessário fazer uma avaliação prévia do quê pode ser feito para otimizá-la. Depois desse estudo prévio, é feita a elaboração dos projetos de automação – mecânicos, elétricos, pneumáticos e hidráulicos.

Desenvolvimentos
Depois de projetado, hora do trabalho pesado! As etapas de desenvolvimento de peças, painéis e fiação são feitas e a montagem das melhorias da máquina são executadas.
Depois, são realizados testes de eficiência para avaliar se todos os itens que citamos no início desse informativo, no que refere a atuação da máquina, estão nos conformes. Caso não os tenham atingido, é feita a manutenção necessária e novos testes feitos.
Esse processo é feito com técnicos e engenheiros profissionais em todas as partes (mecânicas e elétricas) para que o serviço seja completo.

Treinamento e assistência
Agora, o maquinário automatizado está pronto para entrar em ação. Mas, antes de ele retornar à linha de produção, é necessário que quem vá a operar (caso ela não seja robotizada e autossuficiente) entenda o que aconteceu com ela e como é o atual funcionamento.
Logo, realizamos um treinamento do cliente para garantir a eficiência do processo automatizado! Ademais a assistência técnica está sempre de prontidão para qualquer imprevisto!

Lembramos que é fundamental que a máquina esteja de acordo com a NR-12 e com as atualizações da mesma em dia. Para entender um pouco mais do que estamos falando, acesse os links abaixo.

Ademais, existem outros processos, além da automação, que podem otimizar os seus processos industriais! Alguns exemplos são o retrofit (leia nosso artigo sobre o processo aqui) e a robotização! Para saber como a Facecontrol – Automação e Robótica pode ajudar a sua empresa, você pode entrar em contato!

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e entendido como funciona o processo de automação industrial! Para receber mais conteúdos, você pode assinar a nossa newsletter! Se você quer ficar por dentro das novidades, nos siga nas redes sociais – Facebook e Instagram!

 

CLIQUE PARA VISUALIZAR A APRESENTAÇÃO SOBRE AUTOMAÇÃO:

Entre em contato

One thought on “Automação Industrial: o que é e por quê fazê-la?

Comments are closed.